Nota de Esclarecimento

16:00:00 0 Comments

O Cursinho Popular Emancipa em Marabá esclarece que a decisão de realizar sorteio para o preenchimento das 150 vagas oferecidas este ano, a exemplo do que ocorreu em 2015, foi tomada em reunião geral com os seus colaboradores, e com fundamento na dignidade da pessoa humana e no princípio da igualdade (art. 1º, III, e art. 5º, da Constituição Federal).

Esclarecemos que nossa vontade real seria oferecer tantas vagas quantas fossem necessárias para que todos os interessados pudessem participar das nossas aulas. Infelizmente, isso ainda não é possível, dada as nossas limitações físicas e de professores.

Nossa experiência de anos anteriores nos mostrou que as inscrições por ordem de chegada geravam filas enormes nos portões da universidade, desde as primeiras horas da madrugada. Tal forma de seleção, além de expor as pessoas a condições indignas, privilegiaria apenas aqueles que tivessem disponibilidade para chegar bem cedo e perder uma manhã inteira de compromissos.

Logo, agindo assim, não estaríamos tratando TODOS da mesma forma, mas tão-somente reproduzindo a lógica meritocrática que ainda orienta a seleção dos novos universitários brasileiros, já que a pessoa que não pudesse estar presente no primeiro dia pela manhã (desde a madrugada) não teria qualquer chance.

Dessa forma, como ainda não é possível oferecer vagas para todos, decidimos receber as inscrições ao longo de cinco dias, das 08:00 às 20:00 horas, para dar oportunidade igual ao maior número possível de pessoas, inclusive àquele trabalhador que larga um pouco mais cedo apenas na sexta-feira e só teria este horário para se inscrever.

Marabá, 27/01/16.

0 comentários: